h1

Corrupção e Política

dezembro 7, 2012

dinheiro

No ensejo do dia internacional de combate à corrupção que transcorre no próximo dia 09 de dezembro, permito-me reproduzir a parte introdutória do artigo de minha lavra, intitulado “Corrupção e Política”, publicado em 2010 e ainda mais atual hoje.

“A política, para além de qualquer coisa que se assemelhe a uma cruzada contra a corrupção e os corruptos, é atividade emancipatória, cujo sentido mais genuíno é o de afirmar e honrar a esfera pública. A corrupção, por sua vez, é muito mais do que mera desonestidade pessoal e o seu alcance extrapola os limites da esfera individual. A corrupção nasce e floresce no terreno em que se estabelece a conflituosa relação entre o público e o privado.

“Quanto mais intenso é o conflito entre o público e o privado, mais sofisticados são os mecanismos de corrupção, mais ilustres são os corruptos e corruptores e mais deletérios são os seus efeitos para a sociedade. É nas instituições com maior poder de regulação, de polícia, de fiscalização e de intervenção no domínio econômico que a corrupção mais sangra a sociedade, justamente porque é nessas instituições que se apresenta mais agudo o conflito de interesses.

“Afirmar e honrar a esfera pública, razão de ser da política, é o melhor antídoto contra a corrupção.”.

Rigorosamente todos – sem exceção – os casos de corrupção se materializam no âmbito das instituições públicas quando o interesse privado subjuga o interesse público e preside as decisões de políticos, administradores e servidores públicos.

O financiamento eleitoral por parte das corporações privadas é o mais poderoso e escancarado instrumento de fomento e indução da corrupção, que nada mais é do que a captura do poder público, pelo poder econômico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: